quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Série Ervas e Especiarias: Alho-poró

Alho-poró

O alho-poró é uma erva de origem eurasiática, largamente utilizada no Brasil. Só floresce no segundo ano de existência, época em que há produção de sementes. Suas folhas, compridas e largas, sobrepõem-se na base, onde formam um falso caule de 10 a 20 cm de altura. Suas flores são brancas, róseas ou lilases. As sementes são pretas, achatadas e enrugadas.

Sua planta adapta-se melhor aos climas mais frios (como os de montanhas e os do sul do Brasil) e desenvolve-se bem em solos areno-argilosos profundos e ligeiramente úmidos.

Para o uso, retira-se a planta em estado tenro e com raiz. As folhas secas são eliminadas e as verdes cortadas na metade de sua altura. As sementes são recolhidas quando se encontram bem maduras.
Por ser uma planta de baixa resistência , recomenda-se que não se estoque por muito tempo, ou que se utilize a versão desidratada.


Usos
Use o alho-poró gratinado com queijo parmesão, em conserva no vinagre de vinho branco com cravo-da-índia e pimenta-do-reino em grão, em sopas, omeletes e no suflê de queijo.

Fonte
Dicionário Gastronômico Ervas e Especiarias
Nelusko Linguanotto Neto

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More