domingo, 10 de janeiro de 2010

DICA: Manjericão - Ocimum basilicum





Integrante de um seleto grupo de condimentos conhecido como ervas da Provença, do qual também fazem parte alecrim, sálvia, manjerona, louro, segurelha e tomilho, o manjericão é mais usado no Brasil segundo a tradição italiana -ao lado de tomate e mussarela na salada caprese ou em outras receitas com os mesmos ingredientes."É uma combinação que deu muito certo, que todos pedem e que faz parte do nosso paladar, mas não diria que é a melhor que existe.

O manjericão pertence à família da menta e é encontrado em muitas variedades, com diferenças de tamanho, formato e cor: o italiano com folhas grandes, o arbusto de folhas pequenas, o tailandês, o limão, o azul africano e o roxo são os mais comuns na cozinha.

Combina bem com saladas, carnes, ovos, massas, aves e molhos, como o pesto genovês, além de emprestar aroma a vinagres e óleos. A dica é colocar as folhas apenas nos últimos minutos do preparo da receita.Segundo o chef David Zisman, do restaurante Nam Thai, é bastante usado na Tailândia, onde há dois tipos principais. "O "baikaprow" só tem na Ásia e é levemente apimentado, mistura o sabor do manjericão com o da menta. E o "baihorapa", com sabor bem puxado para o anis, é parecido com a alfavaca. Usamos o primeiro em pratos feitos na wok e o segundo, em sopas e curries."A erva pode ser empregada até na sobremesa. "O azeite de manjericão servido com sorvete de baunilha fica um escândalo. Chocolate com manjericão fica muito legal também. Na musse, coloco azeite aromatizado no lugar de parte da manteiga", diz Tatiana Szeles, que também costuma fazer sucos da erva batida com abacaxi, morango ou limão.

O manjericão é rico em ácidos rosmarínico e cafeico, compostos fenólicos com fortes propriedades antioxidantes. Também possui propriedades antibacterianas.Para o nutrólogo do Hospital do Coração Daniel Magnoni, os antioxidantes, de modo geral, são efetivos somente quando consumidos por longo tempo. "Não é uma semana de manjericão que vai resolver. Tem que incorporar ao dia a dia substâncias vegetais com maior concentração de antioxidantes", afirma o médico.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq0705200903.htm

2 comentários:

nalvaclara disse...

O seu back ground é belissimo, mas dá dor de cabeça quando lemos o que está escrito porque confunde muito o branco das letras com a marrom tostado das cortiças, que é lindíssimo
Sugentão: que tal aumentar as letras e colocar-las cor de vinho, ou marrons escuras???
Beijão, adorei a sua página, mas mude a cor e tamanho das letrinhas, viu? ;)
Um abraço

William disse...

Nalva, conforme você também me falou, fiz algumas alterações no blog, dá uma olhada, espero que goste! Obrigado!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More