sábado, 14 de agosto de 2010

Risotto Alcachofra




Ingredientes

Rendimento: três a quatro porções

150g de arroz arbório ou carnaroli
½ cebola picada
4 miolos de alcachofra cozidos e cortados em cubos
1 pitada de Açafrão em estigmas ou em pó
70ml de vinho branco seco (1/2 taça)
500 ml de caldo de frango ou legumes
60g de manteiga sem sal
50g de parmesão ralado
1 tomate sem pele e sem sementes em cubos

Modo de preparo

Com uma faca bem afiada, limpe a alcachofra ainda crua, retirando as folhas e os pelinhos da flor. Leve ao fogo para cozinhar por 15 minutos. Com a uma colher, retire as folhas e os pelos restantes. Deixe o miolo imerso na água com limão, para não escurecer e depois corte em cubos.

Refogue a cebola picada na manteiga até murchar. Acrescente o açafrão em estigmas e refogue para soltar o sabor. Adicione o arroz e refogue por alguns instantes. Coloque o vinho branco seco e siga mexendo sem parar até que o álcool evapore e o arroz absorva a bebida.

Quando o vinho tiver secado um pouco, comece a adicionar o caldo quente, que deve ser mantido ao lado, numa panela com fogo ligado. Siga mexendo com uma colher e adicione o sal.

O arroz usado no preparo de risotos demora em media 20 minutos para ficar cozido. Siga adicionando o caldo conforme o liquido for evaporando e não pare de mexer durante todo o preparo.

Quatro minutos antes de ficar pronto, adicione o coração de alcachofra em cubos.

Quando os grãos soltarem amido e o caldo parecer mais grosso é sinal de que ponto do arroz foi atingido. Para fazer o teste, pegue um dos grãos e prove: só o miolinho do grão deve estar "al dente" e branquinho.

Neste momento, desligue o fogo, adicione o queijo parmesão ralado na hora, o tomate picadinho e a manteiga gelada. Misture bem, decore com um raminho de salsinha o manjericão e sirva imediatamente.

Veja o Video: http://storage.mais.uol.com.br/embed.swf?mediaId=5989158

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/comida/780960-comeca-a-temporada-de-alcachofra-aprenda-a-preparar-risoto.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More